As cores do Coletivo Magnólia

site-dentro
Oi pessoas lindas!

Um dos trabalhos que mais amo fazer é compor uma logo. Acho que a ideia de desenhar algo que seja a “cara” da empresa é realizador. É uma marca que será levada a todos os cantos. E hoje quero contar para vocês como foi o processo de criação da logo do Coletivo Magnólia.

Era minha responsabilidade traduzir em imagem os sentimentos que permeavam as marcas que compõem o Coletivo Magnólia. Em uma de nossas primeiras reuniões, conversamos sobre os conceitos que gostaríamos de transmitir: a solidariedade, contribuição e colaboração; a noção do feminino delicado e ao mesmo tempo forte; e o artesanal, o feito à mão.

 2016-08-30-15-30-13-1Cheguei em casa com todas essas informações na cabeça, e muito (muito) preocupada com a missão! Resolvi usar como aliada a noção de proporção áurea, espiral de ouro e retângulo áureo, pois queria um logotipo que fosse visualmente perfeito.

Comecei a rabiscar vários papéis, traçando o retângulo áureo, desenvolvendo a espiral, para depois inserir o nome da marca. Foi quando vi que os traços da preparação para inserir o nome eram o que realmente importavam, e não a noção do visualmente perfeito, pois o processo de construção dos produtos das marcas que compõem o coletivo é extremamente importante, pois são desenvolvidos pelas próprias marcas, cheios de valor emocional!

Resolvi deixar todos esses elementos, preservando a própria espiral de ouro, somente inserindo as folhas e a representação da Magnólia, tudo desenhado à mão para remeter ao artesanal.

A flor, que nomeia o Espaço Magnólia e o Coletivo, possui o significado de amizade e lealdade, que super combinam com a noção de solidariedade, solicitado por todas as marcas. Por isso é dividida em seis, já que somos seis marcas.

Depois inseri um fundo de aquarela, que possui muitas cores, pois todas as empresas que estão ali são iluminadas. Além disso, cor é luz, portanto precisava de um fundo extremamente colorido.

Foi um processo de redescobrimento para mim também. Ter a possibilidade de criar algo que foi construído por um grupo de mulheres que querem fazer diferente e mudar um pouco o que nos rodeia é sensacional.

A forma como desenvolvi a logo me mostrou que o perfeito está além dos traços bem feitos e das cores super pensadas. Está no sentir!

Leave a reply

Your email address will not be published.